Preocupadas com o bem-estar de seus funcionários e se adaptando às novas demandas do mercado, corporações encontram na cidade seu novo endereço.
O jeito como as pessoas enxergam o trabalho está mudando e parece que a pandemia do Covid-19 apenas acelerou este processo. Se antes a autorização para que os colaboradores trabalhassem a partir de casa era apenas uma tendência, da noite para o dia esse movimento se tornou uma realidade necessária. Depois de passar um longo período em home office e ter a oportunidade de sentir como é poder passar menos tempo no trânsito, ou até experimentar uma temporada em uma residência longe dos grandes centros fez aflorar uma maior preocupação com a qualidade de vida. Aos poucos, a demanda dos colaboradores por mais flexibilidade e qualidade de vida vai se tornando também prioridade para as empresas. Neste cenário, a mudança de escritórios corporativos para o interior se mostra cada vez mais atrativa. Áreas verdes, ar mais puro, trajeto rápido ao trabalho, segurança, e, é claro, o bem-estar geral dos funcionários são alguns fatores que fazem com que grandes empresas e até multinacionais estejam se preparando para migrar seus escritórios para fora dos grandes centros urbanos.
É o caso da Ball Corporation, multinacional líder global na produção de latas de alumínio para embalagens de bebidas, que está trazendo sua sede nacional para São José dos Campos, dentro da Colinas Green Tower. "A cidade tem uma ótima infraestrutura, segurança e um custo de vida melhor que o de grandes cidades. Além disso, é muito bem localizada e de fácil acesso, estando próxima ao Aeroporto Internacional de Guarulhos e da Rodovia Presidente Dutra, que interliga as principais áreas de negócios do país", descreve André Caneca, diretor da Ball que esteve diretamente envolvido na transição do escritório da multinacional do Rio de Janeiro para São José dos Campos. "Além disso, nos vimos com a oportunidade de proporcionar uma melhor qualidade vida para os colaboradores, que não vão mais perder tempo em trânsito, e proximidade com muitos clientes”, complementa o executivo.
Proporcionar bem-estar para os colaboradores é uma tendência global que impacta direta e indiretamente os resultados dos negócios. De acordo com Joel Landau, presidente do The Allure Group, já é amplamente reconhecido que a boa qualidade de vida dos colaboradores gera uma força de trabalho mais feliz, saudável e produtiva. E, como era de se esperar, colaboradores mais satisfeitos geram lucro para as empresas: de acordo com uma pesquisa da Sodexo, 70% dos líderes de empresas do Brasil e do mundo acreditam que a qualidade de vida dos seus funcionários gera mais rentabilidade para seus negócios.
Levar um escritório corporativo para São José dos Campos, portanto, une a qualidade de vida com uma localização estratégica. Considerada a quarta melhor cidade do Brasil pra se viver e com o 13º maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de toda Região Sudeste do Brasil, São José dos Campos conta com grandes áreas de preservação ambiental, parques e diversos projetos e eventos culturais, além de ser vista como um dos principais pólos tecnológicos e empresariais do estado. Por estar posicionada no meio do eixo Rio-São Paulo, sua localização dá acesso fácil tanto à capital paulista quanto à região metropolitana do Rio de Janeiro.
Para Emerson Marietto, CEO do Complexo Colinas Shopping, onde fica situada a Colinas Green Tower, a cidade está pronta para receber as empresas que quiserem embarcar na tendência de buscar espaços de alto padrão fora das grandes cidades. "Há uma forte busca por uma melhor qualidade de vida, especialmente agora. Quem ficou confinado em um apartamento viu o valor de estar em um lugar mais espaçoso, tranquilo, ar livre, e esses valores são encontrados no interior do estado. O futuro combina trabalhar com morar bem”, acredita o executivo responsável pela chegada da primeira torre corporativa Triple A do Vale do Paraíba.
Metrópole emergente e acessível
Assim como fez a Ball, outras empresas que mantinham suas sedes em capitais como São Paulo e Rio de Janeiro vêm reconsiderando os espaços corporativos que gostariam de ocupar, analisando com mais atenção e cuidado as opções do interior. Até mesmo quem hoje está instalado em prestigiosos endereços da capital, como é o caso da XP Investimentos, que tem sede na Avenida Faria Lima, tem avaliado a transição dos seus escritórios para outras cidades no entorno de São Paulo. Em carta aos seus colaboradores sobre seus planos para o futuro, o CEO da XP, Guilherme Benchimol, destacou que está considerando fortemente levar a sede da sua empresa para o interior do estado, ainda que vá manter alguns escritórios menores de apoio na capital paulista.
Nesse sentido, São José dos Campos tem se mostrado como uma atrativa opção de endereço para grandes negócios. Além da qualidade de vida e localização privilegiada, a cidade conta com importantes centros de ensino e pesquisas, como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Centro Técnico Aeroespacial (CTA), o maior complexo aeroespacial da América Latina, o que pode ser estratégico para os negócios. “Estamos prontos para atender ao movimento de grandes empresas que estejam voltando seus olhos para a cidade, oferecendo a oportunidade de recebê-las em uma torre triple A de altíssima qualidade construtiva e com toda a infraestrutura que possam precisar", afirma Marietto.
Quer saber mais sobre as vantagens de mudar sua empresa para São José dos Campos? Garanta seu espaço na Colinas Green Tower.